Rádio Extraclassse Kolping

sábado, 29 de outubro de 2011

Justiça dá 72 horas para Inep se manifestar sobre pedido de anulação do Enem 2011


 Justiça Federal no Ceará deu 72 horas para o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) se pronunciar sobre o pedido de anulação total ou parcial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011, feito pela Procuradoria da República no Estado.



Segundo o juiz Luis Praxedes Vieira da Silva, o prazo será contado “minuto a minuto”, a partir da hora do recebimento da intimação (que ocorreu às 12h46 [13h46 de Brasília]). O Inep havia pedido dez dias, mas a Justiça negou o prazo. O juiz disse, no despacho, que decidirá com ou sem manifestação do governo.

Estudantes dizem que colégio de Fortaleza "vazou" questões do Enem




Foto 17 de 21 - Veja agora as questões da prova amarela com as respectivas imagens divulgadas na internet por alunos de Fortaleza; segundo eles um colégio particular havia aplicado um simulado com questões idênticas às do Enem 2011 Mais Reprodução

Defensoria quer, pelo menos, cancelamento das questões


Para o defensor, como o Enem “é um concurso nacional, a solução não pode ser no âmbito local, somente no Ceará”. O ministério terá dez dias para responder a recomendação. “Se eles não acatarem, a gente pretende entrar com uma ação civil pública”, afirmou o defensor.
Segundo ele, para efeito de avaliação do ensino médio seria melhor que todo o Enem fosse cancelado. “A alternativa de anular somente as 14 questões é melhor do ponto de vista financeiro e de processo seletivo”, afirmou Salviano.

Particulares de MG vão pedir anulação

O Sinep-MG (Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais) vai pedir a anulação do Enem 2011 em todo o país. Representantes do sindicato tem uma reunião marcada com o Ministério Público do Estado, na tarde desta sexta-feira (28), para apresentar documentos necessários para protocolar a ação. O sindicato também entrará com um pedido de liminar para suspender a divulgação dos resultados do exame até que a ação seja julgada.
“Considerando que 639 alunos de uma escola no Ceará tiveram a quebra de sigilo da prova, com as questões antecipadas, nós acreditamos que, com a velocidade da internet e os telefones celulares, essas informações podem ter se espalhado rápido demais”, disse Emiro Barbini, presidente do Sinep-MG.

"Se fosse no Exame da OAB, nós anularíamos"

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, usou o exemplo do que já aconteceu com o Exame de Ordem para falar sobre a posição da entidade a respeito dos problemas com o Enem 2011.
"Quando houve o vazamento de questões no exame da OAB, em São Paulo, nós anulamos toda a prova. Então, a Ordem tem esse posicionamento. Mas, o Ministério Público já está tomando as providências nesse sentido", afirmou.
Quando questionado se o correto seria anular todo o Enem 2011, Cavalcante desconversou. "Esse seria o posicionamento se viesse a acontecer no Exame da OAB, como já aconteceu e nós anulamos a prova. Essa é uma posição da Ordem, mas se o MEC tiver outra alterantiva que resguarde, do ponto de vista da igualdade e da moralidade, os candidatos, eles devem apresentá-la".

Questões eram do pré-teste

O ministério também afirma que as questões não poderiam ser memorizadas pelos alunos. "Enfatiza-se que as questões reproduzidas não eram de domínio público, e não poderiam ter sido memorizadas pelos estudantes, devido ao grau de detalhismo e similaridade", diz. O órgão afirma que "está afastada a hipótese de que as questões teriam circulado pela web antes da realização da prova".
O governo afirma que os pré-testes "têm o mesmo rigor de segurança dos demais exames". Os itens estavam em apostilas distribuídas pelo colégio, e cópias delas foram colocadas em redes sociais na internet por estudantes na noite de terça-feira (25). Após a divulgação, o MEC confirmou que pelo menos nove questões eram idênticas às aplicadas no último final de semana.

Fontehttp://noticias.uol.com.br/educacao/2011/10/28/justica-da-72-horas-para-inep-se-manifestar-sobre-pedido-de-anulacao-do-enem-2011.jhtm

Qual a sua opinião?

domingo, 23 de outubro de 2011

Veja resolução comentada do primeiro dia do Enem 2011

Para os professores ouvidos pelo UOL, a prova teve nível médio



Os professores do Curso e Colégio Objetivo fizeram neste sábado (22) a correção online do primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011. As provas  acabaram às 17h30. 


Provas | Resolução Online
Exame Nacional do Ensino Médio -
 

Correção feita pelo Cursinho Objetivo



Os professores ouvidos pelo UOL consideraram a prova de nível médio. Para Edmilson Motta, coordenador geral do curso e colégio Etapa, o Enem "está se consolidando e amadurecendo". Segundo ele, percebe-se um "aprimoramento" na elaboração da prova. "A prova de geografia evoluiu muito, assim como a de física", afirmou.


Fonte: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/10/22/acompanhe-a-correcao-online-comentada-do-enem-2011.jhtm

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Vestibular UESB 2012: inscreva-se para o 1º e 2º períodos letivos


Inscrições até 3 de novembro e provas de 4 a 6 de dezembro
por Patrício Ribeiro

As inscrições para o Vestibular 2012 da Uesb estão abertas a partir desta terça-feira, 4, e vão até o dia 3 de novembro. Desta vez, o processo seletivo será unificado, ou seja, o candidato deverá optar por um curso do primeiro ou do segundo período letivo no ato da inscrição, já que não será realizado o vestibular de meio de ano, como vinha ocorrendo na Universidade. Os vestibulandos terão, ainda, outra novidade: com a adesão da Uesb ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), 50% das vagas regulares de cada curso da Instituição serão disponibilizadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e a outra metade pelo vestibular convencional, cujas provas serão aplicadas nos dias 4, 5 e 6 de dezembro. 
Neste Vestibular, estão sendo oferecidas 1184 vagas, sendo 751 para o primeiro período letivo de 2012 e 433 para o segundo. As inscrições serão feitas somente via internet, inclusive, para os candidatos beneficiados com a isenção total, conforme o Edital n.º 066/2011. Ao se inscrever, o vestibulando deve optar por duas opções de curso, de acordo a codificação indicada no manual do candidato.
Cotas
Das 1184 vagas disponibilizadas para o vestibular convencional da Uesb nos três campi, metade é destinada aos optantes por cotas. Nesse caso, há duas modalidades: a dos candidatos oriundos de escolas públicas que se declaram negros, para os quais são reservadas 70% das vagas do universo de cotistas, e a dos candidatos que estudaram os ensinos fundamental e médio em escolas públicas, mas não se declaram negros no ato da inscrição. Esses, disputam as demais 30% das vagas reservadas aos cotistas. A outra metade é aberta a todos os concorrentes.  
Há, também, as cotas adicionais que, como o próprio termo sugere, correspondem ao acréscimo de uma vaga por curso para cada uma das seguintes modalidades: indígenas, quilombolas e pessoas portadoras de deficiência. Em ambos os casos, é necessária comprovação por parte do candidato, através de laudos antropológicos, expedidos, respectivamente, pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e Fundação Palmares, para o caso de indígenas e quilombolas, ou laudos médicos que atestem o tipo de deficiência do vestibulando.       
   
Clique aqui para acessar o Edital n.º 100/2011 e tire todas as suas dúvidas quanto à inscrição para o Vestibular Uesb 2012. Para obter outras informações, entre em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), através dos seguintes telefones: 77 3424-8757 (campus de Vitória da Conquista); 77 3261-8604 (campus de Itapetinga); e 73 3526-9665 (campus de Jequié. Confira os quadros de vagas por curso e período letivo, nos links abaixo.

Leia também:


Assessoria de Comunicação


Fonte:http://www.uesb.br/ascom/ver_noticia_.asp?id=7321

Vestibular UESB 2012: retorno da segunda opção de curso


por Érica Bomfim

Uma das novidades do Vestibular 2012 da Uesb é o retorno da segunda opção de curso no momento da inscrição. A segunda opção garante aos candidatos inscritos no processo seletivo mais uma oportunidade de ingresso no Ensino Superior, caso não obtenha a quantidade de pontos suficientes para passar na graduação escolhida em primeira opção.
O curso escolhido pelo vestibulando em segunda opção poderá, de acordo com o Edital n.º 100/2011, ser de uma área diferente da primeira opção. Havendo vagas na graduação escolhida como segunda opção, após a classificação de todos os candidatos não eliminados nesse curso, os candidatos serão reclassificados conforme as notas obtidas nas provas do Vestibular.
O desempenho obtido pelo vestibulando nas provas do processo seletivo servirá para a sua classificação em ambos os cursos escolhidos no momento da inscrição. Caso o candidato tenha sido classificado dentro da quantidade de vagas ofertadas pela graduação escolhida como segunda opção e que requeira a realização de prova de habilidade específica, esta será feita em outra etapa. Só então, após concluídas as duas etapas, o candidato saberá a sua classificação final.
Faça já a sua inscrição no Vestibular 2012 da Uesb! Mais informações podem ser obtidas na Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), em Vitória da Conquista pelo telefone (77) 3424-8757; em Itapetinga, (77) 3261-8604; e em Jequié, (73) 3526-9665.
Clique aqui para acessar o link de inscrição do Vestibular.
Leia também:


Assessoria de Comunicação


Fonte: 
http://www.uesb.br/ascom/ver_noticia_.asp?id=7353

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Site VESTIBULAR SERIADO


O Nosso seguidor e acadêmico de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Frascisco(UNIVASF), Rodrigo Sousa, sugeriu esse bom site para os gostariam de treinar questões do vestibular da UFS- Universidade Federal de Sergipe.
Vale a pena conferir !!!
Valeu Rodrigo pela dica!!!

Um Forte Abraço.

Todo e qualquer seguidor pode enviar sugerir postagens. Críticas e sugestão são sempre bem-vindas !!

Epa Kolping

sábado, 1 de outubro de 2011

Revista Ciência Hoje 2011 - Edição 285

Capa CH 285


Matérias disponíveis para DOWNLOAD:



Todos têm ansiedade. Então, quando é um transtorno?
Receio e apreensão frente a perigos iminentes podem ser considerados reações saudáveis. As chances de sobrevivência de uma presa que não tem medo de seu predador seriam mínimas. Em seres humanos, esse mecanismo de defesa se manifesta na antecipação de um estado de ameaça potencial. Quando essa resposta, entretanto, é exagerada, esse estado natural se torna patológico, trazendo consequências por vezes devastadoras.Artigo de capa da CH 285 descreve os transtornos de ansiedade, suas causas e seus efeitos, bem como os tratamentos hoje disponíveis. PDF aberto (gif)

Energia verde

Energia verde: a pesquisa brasileira em biocombustíveis
Para reduzir a dependência de petróleo e a emissão de gases-estufa, diversas linhas de pesquisa do Instituto Nacional de C&T de Energia e Ambiente estudam a produção de combustíveis a partir de materiais vegetais e animais e seu emprego nos veículos que circulam no país. Essas pesquisas são tema de artigo na CH deste mêsPDF aberto





Lamarck



Ensaio – Lamarck: fatos e boatos

O trabalho de Jean-Baptiste de Lamarck não é devidamente reconhecido quando o assunto é a evolução das espécies. O naturalista francês foi um dos pioneiros na ideia de que os seres vivos se modificam. Embora tenham se revelado incorretas, suas teses contribuíram para a aceitação futura da teoria da evolução, como mostra o ensaio da CH deste mêsPDF aberto








http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2011/285
FONTE: