Rádio Extraclassse Kolping

sábado, 19 de fevereiro de 2011

cérebro melhor traz dicas para aprimorar os estudos

Referência na área de treinamento cerebral por meio de jogos online, o Cérebro Melhor (www.cerebromelhor.com.br) preparou dicas para aprimorar a aprendizagem durante os estudos. Aqui estão cinco estratégias que podem contribuir com os melhores hábitos de ensino, todos baseados em pesquisas científicas:
1) Alterne de ambiente – Variar o ambiente onde se estuda aumenta a retenção da memória. Quando se troca de local, o cérebro faz associações sutis entre o que se está estudando e as sensações externas, sendo percepções conscientes ou não. Quando forçamos o cérebro a praticar múltiplas associações com o mesmo material, essa informação passa a ganhar maior relevância neural.
2) Varie o material a ser estudado – Mesclar o tipo de material numa mesma sessão de estudos pode deixar uma impressão mais profunda no cérebro do que se concentrar apenas em um assunto de cada vez. Assim como esportistas possuem treinos alternados, poderíamos, por exemplo, ter uma sequência que passasse por vocabulário, leitura e conversação de um novo idioma.
3) Estude espaçadamente – Quando montamos um cronograma espaçado para a aprendizagem de um determinado assunto, como por exemplo, uma hora hoje, uma hora no final de semana e uma hora daqui a uma semana, melhoramos nossa capacidade de recordar esse tema. Ao voltar no material de trabalho em um curto período de tempo, nosso cérebro acaba reaprendendo uma parte daquilo que ele havia esquecido, dessa forma, se tornando um processo de reforço de aprendizado.
4) Testes são bem vindos – As provas simuladas ou exercícios são ótimas ferramentas de aprendizagem e não uma simples forma de avaliação. O processo de se extrair o conhecimento absorvido na resolução desses testes acaba alterando a forma como essas informações são armazenadas e, subsequentemente, torna o acesso mais fácil no futuro.
5) Motive-se – Assim como a prática, a motivação é fundamental para o aprendizado. Quanto mais se pratica, mais chance o cérebro tem de reforçar as modificações sinápticas que constituem o que está sendo aprendido. Quanto mais motivação se tem, mais se pratica, mais importância se dá ao aprendizado e, portanto, mais facilmente acontecem as modificações sinápticas do aprendizado.
O portal Cérebro Melhor ainda destaca que a forma como aprendemos não importa somente para retermos com eficácia algumas informações para as diversas tarefas que executamos todos os dias, mas também porque o aprendizado induz mudanças neuroplásticas no cérebro, que, consequentemente, pode aumentar nossas reservas funcionais e nossa saúde.
O Cérebro Melhor é referência em treinamento cerebral por meio de jogos online. Para saber mais acessewww.cerebromelhor.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário