Rádio Extraclassse Kolping

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Revisão - Guia de estudos para o vestibular


8 temas essenciais de física
Por: Mariana Tramontina


As semanas que antecedem a maratona de vestibular são quase um exercício de física: é preciso ficar de olho no tempo para saber a hora certa de acelerar ou diminuir a velocidade nos estudos. Não é à toa que o princípio da ação e reação também está nas aulas dessa disciplina.

E para quem está debruçado nos livros decorando as leis de Newton, professores de ensino médio e de cursinhos preparatórios dão uma dica: não há fórmula que funcione sem raciocínio. "Física não é saber fórmula, é saber o fenômeno", diz Ronaldo Moura de Sá, do curso Anglo.

Segundo Gil Marcos Ferreira, professor do Colégio Vértice, as provas dessa matéria seguem uma tendência de contextualizar as questões em situações cotidianas. "Física não é decoreba", reitera Gil. "Dentro de fatos do dia-a-dia os vestibulares exploram conceitos básicos que um aluno de ensino médio teria obrigação de saber para cursar uma boa universidade".

Por isso eles concordam que mais importante do que decorar uma fórmula é saber seu conceito e como aplicá-la. "Geralmente, quando a questão precisa de fórmula, está na prova. É uma ferramenta extremamente importante, mas é preciso saber dominá-la", assegura Gil.

A física já ensinou que tudo é relativo e não dá para prever o que vai cair no vestibular, mas a pedido do UOL Vestibular os professores listaram os temas essenciais para quem quer fazer uma boa prova.

1) Dinâmica: A aplicação simples das três leis de Newton é território explorado pelos vestibulares, segundo os professores. É bom ter em mente a lei da inércia, o princípio fundamental da dinâmica e a lei da ação e reação.

2) Trabalho e energia: Aqui, a atenção é especial nas diferentes transformações de energia e na colisão. "Os vestibulares não deixarão passar questões sobre o LHC [Grande Colisor de Hádrons], porque é um fenômeno que envolve transferência de energia. Pode ser abordado o comportamento das forças eletro-magnéticas nessa colisão", alerta Gil.

3) Hidrostática: A água que sai da torneira, as represas das hidrelétricas que geram a energia elétrica e a pressão do ar regem este item. "A flutuação dos corpos e o princípio de Arquimedes são temas recorrentes nas provas", diz Gil.

4) Termodinâmica: "Transformação gasosa e a troca de calor entre sólido e líquido estão em quase todas as provas. São fenômenos que ocorrem constantemente na natureza", afirma Ronaldo.

5) Óptica: O principal é o básico - lentes. As leis e os tipos de reflexão luminosa e a refração da luz devem estar nos estudos de revisão. "Sempre tem um teste de óptica na Fuvest, por exemplo. Eles cobram conhecimentos básicos do uso dos diferentes tipos de espelhos, como planos e esféricos", conta Ronaldo.

6) Eletrodinâmica: Circuitos simples, corrente e potência dissipada em resistores entram neste item.

7) Formação de onda: Através delas, a energia pode ser transmitida por longas distâncias e a grande velocidade. É importante lembrar da equação fundamental da ondulatória. "Uma dica para aplicar essa teoria [da formação de ondas] são as questões sobre forno microondas ou exames de ressonância magnética", indica Gil.

8) Força e campo elétrico e magnético: "É uma força importante na natureza, mas não é algo que se perceba. Se você pensar num átomo, essa força está entre um próton e um elétron. Este [Força e campo elétrico e magnético] é um dos assuntos que os alunos menos gostam, mas que é bastante abordado", explica Gil.
10 temas essenciais de biologia
Por: Gabriela Agustini

Doenças em geral, sistemas do corpo humano e fotossíntese são alguns dos temas mais recorrentes às provas de biologia dos grandes vestibulares do país, apontam professores especialistas no assunto.

Para Adilson Garcia, professor de biologia e coordenador do Colégio Vértice em São Paulo, saber diferenciar o processo de respiração celular aeróbia de fermentação e fotossíntese, por exemplo, é essencial a qualquer candidato que pretende enfrentar um grande vestibular.

"Não lembro de uma prova que não abordava alguma parasitose. Sempre cai", diz Marcelo Leal, professor de biologia do Objetivo em São Paulo, cuja aposta é em doenças. Para facilitar o estudo, Leal disponibilizou na Internet uma série de músicas que facilitam o aprendizado dos temas que aparecem com mais frequência nos exames vestibulares.

A profundidade de conhecimentos exigida varia de acordo com o nível da prova. "Provas de conhecimento geral, como a da primeira fase da Fuvest, cobram o essencial de cada assunto. Já provas específicas, como a de segunda fase, que somente é aplicada a candidatos da área de biológicas, pode ser um pouco mais exigente", diz Sezar Sasson, surpervisor de biologia do Anglo em São Paulo.

A pedido do UOL Vestibular, os professores selecionaram os temas mais prováveis de serem exigidos nas provas do vestibular 2009. Confira:

Ecologia

1) Fluxos de energia e ciclo de matéria da cadeia alimentar: "É preciso saber diferenciar o fluxo do ciclo", diz Garcia. "Explicar cada um, mostrando, por exemplo, que o primeiro vai dos produtores até os decompositores de forma unidirecional, com perda de energia em cada nível trófico; enquanto o segundo flui ciclicamente, já que a matéria é constantemente aproveitada". Nesse mesmo tema, aparecem assuntos mais relacionados ao meio ambiente. Leal recomenda que o candidato estude também poluição do ar e poluição das águas. "É preciso saber as causas do efeito estufa e que as bactérias consomem o oxigênio das águas, causando a morte dos peixes", diz.

2) Relações ecológicas: As relações harmônicas e desarmônicas entre os seres vivos merecem destaque. "É importante conhecer e saber citar exemplos de mutualismo e protocooperação, por exemplo", diz Garcia.

Citologia

3) Núcleo e membrana celular: "O candidato tem que conhecer a célula, seus componentes e respectivas funções", diz Sasson. Listam-se aí a divisão celular (mitose e meiose) e os processos de controle das células. "As reações químicas que envolvem síntese de proteínas e ácidos nucleicos também são importantes", dizem os especialistas.

Botânica

4)Fermentação, respiração aeróbia e fotossíntese: "É importante conseguir reconhecer e diferenciar cada um [fermentação, respiração aeróbia e fotossíntese]", diz Garcia. Outros conhecimentos essenciais, na opinião do professor Leal, é saber a equação da fotossíntese e que o oxigênio produzido no processo vem da água.

5) Ciclos reprodutivos vegetais: "O mais importante em botânica não é memorizar os diversos nomes presentes nos grupos vegetais. O candidato deve entender onde acontece a meiose, quando ocorre a formação de gametas, em que momento tem um, dois ou três conjuntos de cromossomos", diz Garcia. Para Sasson, o candidato deve saber o que cada grupo dos vegetais inaugura em termos evolutivos, além das funções dos cinco hormônios vegetais.

Genética

6) Herança dos grupos sanguíneos: Genética é sempre cobrada nos vestibulares, concordam os professores. Para Garcia, o candidato tem que dominar ao sistema ABO, sistema RH e a herança sexual. "Problemas como daltonismo e hemofilia, que estão ligados ao cromossomo X, também podem aparecer", diz Sasson.

Fisiologia animal

7) Sistemas dos animais: Os sistemas circulatório, digestório, respiratório, reprodutor e excretor, em especial dos seres humanos, merecem a atenção do vestibulando. Sasson recomenda ainda que os candidatos estudem os grandes grupos animais com o enfoque na evolução dos sistemas, no que cada grupo inaugura em termos evolutivos.

Já Leal, aposta nos artrópodes. "É o grupo animal mais importante. É preciso estudar as suas características e entender como funcionam os seus sistemas", diz.

Para Garcia, é importante também saber qual a função e onde são encontrados os cinco anexos embrionários (saco vitelino, alantóide, âmnio, cório e placenta).


Zoologia

8)Doenças: Para Garcia, as protozooses , como amebíase, doença de chagas, malária e leishmaniose, assim como as verminoses (esquistossomose, amarelão e ascaridíase) "são as mais comuns". "Temas comuns na mídia costumam cair nos exames", diz Garcia. E, por isso, outra doença em evidência é a dengue.

Atualidades

9)Biotecnologia: "O aluno precisa entender os conceitos e aplicações de células-tronco e clonagem ", diz Garcia. Para o professor, a genética molecular é a "sensação do momento e não pode ser deixada de lado".

Evolução

10)Teorias evolucionistas: as teses formuladas por Lamarck e Darwin devem ser entendidas, assim como a teoria neodarwinista. Para Garcia, "é importante estudar as evidências embriológicas, os órgãos homólogos, análogos, vestigiais".

10 temas essenciais de português
Por: Mariana Tramontina

A "gramatiquice" a que se referia Monteiro Lobato vai passar longe das bancas avaliadoras dos vestibulares. As regras de acentuação, pontuação, sujeito ou predicado ficaram nos exames passados. Essa é a aposta de professores de ensino médio e de cursinhos preparatórios para os processos seletivos de 2009.

"Quem decorou as regrinhas não vai fazer uma boa prova. Tem que mostrar que sabe usar a gramática dentro de seus contextos", indica Maria Lourdes da Conceição Cunha, professora de português e literatura do curso Objetivo. "As melhores universidades, hoje, se pautam na análise de texto. É uma tendência que estamos acompanhando há algum tempo".

Francisco Roberto Savioli Platão, professor de português do curso Anglo, conta que os avaliadores dos vestibulares utilizam a gramática como instrumento de compreensão e produção de texto.

Liliana Ligotti de Mello Castanho, professora de português do colégio Vértice, divide a mesma opinião e cita, como exemplo, a Fuvest, que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo). "É um exame que cobra do aluno o domínio da língua, mas não quer saber o que ele decorou".

A pedido do UOL Vestibular, os professores indicaram atalhos para os vestibulandos que querem se dar bem na prova de português. "São elementos essenciais que cobrem a grande maioria das questões da disciplina ou do que os avaliadores esperam de seus vestibulandos", assegura Platão.

Redação e respostas das questões discursivas
Abaixo algumas características esperados dos vestibulandos ao redigir um texto - que pode ser a resposta discursiva de uma questão ou mesmo a redação.

1) Análise e interpretação de texto: Pode ser através de uma crônica de jornal, da literatura tradicional ou de uma poesia. O importante é saber ler, compreender e apresentar sua capacidade de raciocínio relacionando textos verbais e visuais, temáticos e figurativos. "As faculdades sabem que um bom leitor será um bom universitario. Às vezes o aluno sabe a matéria e mesmo assim erra, mas é porque ele não sabe interpretar o que leu", diz Maria Lourdes. Uma dica é identificar as palavras-chaves do texto e questionar-se sobre o tema exposto.

2) Coerência e coesão: São os principais instrumentos para fazer uma redação que seja clara, compreensível e que transmita determinada idéia. Além disso, essas duas características são essenciais na interpretação de texto da prova da português. A resposta deve ser coerente com suas idéias, em relação ao seu objetivo, ao leitor que pretende atingir e ao gênero textual que está desenvolvendo.

3) Intertextualidade: É comum encontrar, nas provas, referências de um texto em outro. "A correlação entre significados de dois assuntos no cenário cultural está em todo vestibular", diz Platão. "É importante questionar, nesse caso, se os autores querem dizer a mesma coisa".

Gramática
Apesar de raramente cair na prova questões específicas sobre regras gramaticais, existem temas essenciais que são abordados com freqüência dentro de questões sobre interpretação de texto. "O que se espera do estudante é que ele saiba utilizar a gramatica aplicada ao dia-a-dia", diz Maria Lourdes.

4) Ambigüidade: Admitir mais de um sentido ao contexto compromete a compreensão de todo o conteúdo, gera dúvidas e até conclusões equivocadas. "Ambigüidade é um dos temas mais abordados ao longo das provas, seja para escrever uma redação, uma análise de texto ou uma resposta simples", garante a professora do Objetivo.

5) Correlação verbal: "É preciso ficar atento ao uso dos tempos e modos. Merece uma atenção especial aqueles casos em que existe descompasso entre a variante culta e as populares, como é o caso de 'ter', 'ver' e derivados", atenta Liliana.

6) Modo imperativo: O mais comum de se explorar o tema na prova é na mistura de tratamento. "Uma frase como 'me liga que eu quero falar com você' pode ser abordada. Numa questão dessa, o aluno pode mostrar ainda que sabe fazer a colocação do pronome na frase".

7) Estilística: As questões sobre figura de linguagem, figura de pensamento e figura de sintaxe são temas presentes em vestibulares, seja em questões pontuais ou dentro de um texto explorado pela prova.

Literatura
"É com a literatura que os vestibulares avaliam o candidato que tem capacidade de entender o que lê e de aplicar o que sabe, e não o que decora", avisa Maria Lourdes. Vejas os temas mais prováveis de aparecer na prova:

8) Machado de Assis: "O centenário de morte do autor é um forte indicativo de que os vestibulares focarão suas obras e sua influência", aposta a professora Liliana. "Dom Casmurro", "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e "Memorial de Aires" são livros de Machado que figuram nas listas dos processos seletivos.

9) Guimarães Rosa: Os cem anos de nascimento do autor também deve marcar presença nas avaliações. "Pode cair na prova uma questão que peça para o vestibulando relacionar temas de 'Sagarana' com 'Dom Casmurro'. Além disso, pode haver perguntas sobre simbologia", indica Maria Lourdes. Ela exemplifica com o conto "O Burrinho Pedrês": "nesse caso, o aluno deve identificar símbolos como cautela e sabedoria no texto".

10) Movimentos literários: Os vestibulares se concentram em três movimentos principais: romantismo, realismo e modernismo. Uma dica para estudar os movimentos e aprofundar em determinada geração é checar em qual deles estão inseridos os autores das listas de livros recomendados para leitura do seu vestibular.

10 temas essenciais em geografia
Por: Gabriela Agustini

A leitura freqüente de notícias pode ser uma das melhores estratégias para estar antenado com os temas de geografia dos grandes processos seletivos do país. "As notícias de jornal servem de pano de fundo para cobrar o conhecimento geográfico", diz Reinaldo Scalzaretto, supervisor de geografia do Anglo em São Paulo.

"Os vestibulares exigem a capacidade de relacionar fatos com conceitos geográficos. Por isso, é importante saber os assuntos que estão em foco na mídia", completa Rafael Balsalobre, professor de geografia do Colégio Vértice, em São Paulo. Sem deixar de estudar os conceitos teóricos da disciplina, que fique bem claro.

Reinaldo indica: o vestibulando precisa estudar os problemas ambientais, uma pauta assídua no noticiário. "É raro uma prova que não tenha ao menos uma questão sobre chuva ácida, buraco na camada de ozônio, desmatamento ou aquecimento global", diz Reinaldo.

A pedido do UOL Vestibular, os professores montaram uma lista com temas considerados essenciais para enfrentar o vestibular 2009 cujas provas estão próximas. Eles destacaram dez temas.

1)Globalização: Balsalobre acredita que a crise de alimentos do primeiro semestre servirá como gancho para discussões sobre a globalização. "O candidato precisa saber o histórico desse processo e as etapas de expansão do capitalismo, com enfoque na face econômica da )globalização", diz Scalzaretto.

2)Transposição das Águas do Rio São Francisco "O candidato tem que saber o que é o projeto [de transposição do São Francisco] e quais os prós e contras apontados pelos especialistas", diz Scalzaretto. "É importante conseguir argumentar dos dois lados", complementa Balsalobre.

3)Biocombustível: Saber quais são as fontes renováveis de energia e a diferença delas em relação ao combustível tradicional são conhecimentos essenciais, na opinião de ambos os professores. Scalzaretto ressalta ainda que a relação dos combustíveis com os problemas ambientais deve ser estudada pelo candidato.

4)Fuso Horário Clássicas nos vestibulares, questões envolvendo fuso horário têm mais chances de cair este ano, apontam os professsores. "Com a mudança do fuso

horário no Brasil, o assunto ganha importância", diz Scalzaretto. Na opinião de Balsalobre, o candidato deve saber como era, como ficou e quais as justificativas para a alteração de fuso horário.

5)Amazônia brasileira: Tema de relevância mundial, o desmatamento da floresta Amazônica devido à expansão das fronteiras agrícola e pecuária é apontado por ambos os professores como um possível assunto nos vestibulares. "É importante focar nas conseqüências ambientais que esse processo acarreta, como, por exemplo, a desertificação, diminuição do índice pluviométrico e perda de nutrientes do solo", explica Balsalobre.

6)Problemas ambientais: Outros problemas ambientais também merecem a atenção do candidato. O professor Scalzaretto explica que além de entender o que é chuva ácida, buraco na camada de ozônio, desmatamento e aquecimento global , é preciso saber relacionar esse conceitos com os tratados internacionais como, por exemplo, o Protocolo de Kyoto.

7)3ª revolução industrial: A era da computação e da automação é outra aposta dos professores. "Esse processo vem desde a década de 70 e é caracterizado pelos avanços tecnológicos", diz Scalzaretto. O professor acha que conhecimentos de história sobre as 1ª e 2ª revoluções industriais podem ser cobrados. "É comum essa interdisciplinaridade nas provas de geografia e história", explica.

8) Potências emergentes: Saber quais são os países que formam o Bric e como eles se desenvolveram é importante, na opinião do professor do Anglo. Ele recomenda ainda que os candidatos entendam as disparidades econômicas mundias. "Saber o que é o IDH , dívida externa, fome, problemas sociais é muito importante", diz.

9) Conflitos recentes: Os conflitos por autonomia na Bolívia, a disputa territorial na Região do Cáucaso entre Rússia e Geórgia, os conflitos entre o Hamas e Fath no território Palestino, as questões do Tibet e os conflitos envolvendo a Venezuela devem ser estudadas pelo vestibulando, na opinião do professor do Colégio Vértice. "É importante saber contextualizar cada um desses episódios recentes e entender bem a geopolítica dessas regiões", diz.

10) Envelhecimento da população brasileira: "O Brasil vive um processo de transição demográfica", explica Scalzaretto. O professor acredita que esta é uma boa hora para enfocar no estudo de taxas de natalidade e suas consequências. "Não precisa decorar números, mas é bom saber, por exemplo, que um país é considerado em fase de envelhecimento quando tem cerca de 15% da população com mais de 60 anos (ou 65 nos países desenvolvidos)", diz.
10 temas essenciais de química
Por: Ana Okada

Decoreba de fórmulas e conceitos é uma estratégia ultrapassada para estudar química. Desde 2000, as provas de químicas da Fuvest, que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e influencia os processos seletivos do restante do país, têm ficado mais difíceis.

"Os exames querem saber se o estudante consegue entender a realidade à sua volta", explica o professor do cursinho Etapa, Edison Camargo. Ou seja, o conhecimento teórico tem que ser aliado ao estudo de atualidades.

Como exemplo, Andrea Lauro, professora do colégio Vértice, de São Paulo, cita a "Lei Seca": "o funcionamento de um bafômetro pode relacionar reações orgânicas, oxi-redução e conceitos de eletroquímica". Outros temas que podem cair são o biodiesel, que pode gerar questões de química orgânica ou de transesterificação; comparações entre o etanol e a gasolina sob o ponto de vista energético ou relacionados aos impactos ambientais; e a poluição da água e ar e o descarte de resíduos, bem como a reciclagem.

Uma unanimidade entre os especialistas é o estudo por provas anteriores - priorizando as mais recentes - sobretudo dos últimos três anos. "Não adianta ficar só lendo resoluções ou vendo o professor fazer os exercícios - o estudante tem que por a mão na massa", diz o professor Edison.

Para quem não gosta de química, o professor do Etapa dá um conselho para o dia da prova: concentrar nas questõe mais fáceis. Na Fuvest, das dez questões da disciplina, cinco são consideradas "fáceis", três são de média complexidade e duas são difíceis. "É importante não perder essas cinco questões'[fáceis]", diz.

Os especialistas apontaram dez temas essenciais dentre os tópicos da química a pedido do UOL Vestibular.

1) Substâncias puras e misturas: O aluno tem de saber análise imediata.

2) Ligações químicas: Polaridade de moléculas, forças intermoleculares (atenção especial às ligações de hidrogênio) e propriedades decorrentes (solubilidade e ponto de ebulição).

3) Cálculo estequiométrico: Excesso de reagentes, porcentagem de pureza, rendimento, mol e massa molar.

4) Soluções: Cálculos de diversos tipos de concentração, diluições, titulação, questão planetária da água potável (tratamento).

5) Termoquímica: Reconhecimento de reações endo e exotérmicas, cálculos de variação de entalpia e estequiometria envolvendo energia.

6) Gases: Volume molar, transformações gasosas e lei dos gases ideais.

7) Cinética química: Atenção aos fatores que influenciam na velocidade das reações.

8) Equilíbrio químico: Constante de equilíbrio e deslocamento. Equilíbrio Iônico: cálculo de pH, hidrólise de sais e Kps.

9) Eletroquímica: Conceitos básicos de pilhas e eletrólise.

10) Orgânica: Identificação das principais funções, isomeria e reações orgânicas (atenção especial às reações de esterificação e às de polimerização).
10 temas essenciais de inglês
Por: Ana Okada

Os vestibulares atuais trocaram a gramática das provas de inglês pelo conhecimento em temas da atualidades. É essencial que o estudante entenda as idéias principais abordadas nos textos apresentados ao longo do exame. "Estar por dentro de assuntos atuais pode valer mais do que o conhecimento no idioma", avalia Patrícia dos Santos, supervisora do cursinho Anglo.

Segundo ela, os vestibulares usam textos sobre os temas que estão em evidência na mídia. Patrícia cita a última prova da UFABC (Universidade Federal do Grande ABC), de São Paulo: todos os textos em inglês falavam sobre assuntos brasileiros, como a lei seca e o programa Bolsa-família.

A professora aponta também o fato de as perguntas dos principais vestibulares serem em português. "É uma tendência para incluir aqueles que tiveram menos acesso a cursos de idioma".

Mônica Rocha Jorge, do Colégio Vértice, em São Paulo, também destaca a importância de manter-se atualizado e vai além: sugere que o estudante elabore um glossário próprio "para anotar o significado de palavras desconhecidas que se repitam em suas leituras".

As questões de inglês geralmente aparecem em menor número do que em outras matérias, mas pode render pontos preciosos na contagem final: a presença do idioma nos exames varia de 8% a cerca de 15%. "Um texto em inglês pode servir para quatro ou cinco perguntas. É o mesmo tempo que o vestibulando pode levar para responder a apenas uma pergunta de outra matéria", diz Patrícia.

E aqueles que não gostam de inglês ou que estudaram pouco a disciplina? Os professores dizem que não há "milagre", mas é importante lembrar que o idioma é uma ferramenta para a futura vida acadêmica.

Para evitar a leitura forçada, Alahkin de Barros Filho, coordenador de inglês do cursinho Etapa, em São Paulo, diz que o estudante deve procurar ler textos que gosta. "Você aprende o significado de palavras que aparecem mais de uma vez. Isso ajuda na hora do vestibular".

Veja, abaixo, dez tópicos essenciais elaborados pelos professores para a prova de inglês.

1) Vocabulário: independente do tema, as palavras aparecem em todos os textos. É importante ter na ponta da língua as preposições ("at", "on", "in") e os advérbios ("always", "never", "hardly").

2) Conjuntivos: são elementos de ligação entre frases e parágrafos. É um tema importante, já que podem mudar totalmente o sentido se compreendidos de forma errada.

3) Present perfect: tempo complexo, que pode ter três usos: para ações que começaram no passado e continuam no presente (exemplo: "I've worked as a teacher since 1987" - Sou professora desde 1987), para ações que ocorreram no passado sem tempo determinado (exemplo: "I have sold my car" - Vendi meu carro); e ações que acabaram de ocorrer (exemplo: "I have just had lunch" - Acabei de almoçar).

4) Pronomes pessoais: fazem parte dos termos essenciais para a compreensão de um texto, já que se referem ao sujeito da ação. Exemplos: "I", "my", "mine", "me", "myself".

5) Expressões idiomáticas: são expressões cujo sentido tem pouco ou nada a ver com o significado original tomado "ao pé da letra". Como exemplo, o professor Alahkin cita a expressão "at once", que significa "imediatamente", e "make up your mind", que quer dizer "decida-se".

# 6)Pronomes possessivos e relativos: também são essenciais para a leitura de textos. Em certas situações, eles são omitidos; cabe ao aluno saber identificar essas situações, como em "The woman I love is rich" (A mulher que eu amo é rica - o "que" foi omitido).

7) Verbos modais: verbos como "can", "may" e "must" são complementos importantes para a realização de ações. É importante diferenciar as diferentes funções, de acordo com o contexto. "May", por exemplo, pode significar permissao ou possibilidade.

8) Frases condicionais: são as frases com "if", que podem expressar condições no futuro ou no passado. O estudante deve saber diferenciar as combinações.

9) Voz passiva: ocorre quando a ação é mais importante do que o sujeito. Um exemplo é a fase "este prédio será demolido". A mudança de voz ativa para passiva é um assunto que costuma cair nas provas.

10) Discurso indireto: é importante pois retoma todos os tempos verbais, apesar de não ser cobrado diretamente.

10 temas essenciais em matemática
Por: Gabriela Agustini

Raciocínio e interpretação de texto são habilidades fundamentais até mesmo na prova de matemática, revelam professores especialistas em vestibular. "É comum cair nos exames problemas que exigem do candidato apenas a capacidade de transformar em linguagem matemática o que está descrito no enunciado", explica Sérgio Corrêa, professor de matemática do Colégio Vértice em São Paulo.

Questões envolvendo situações do cotidiano também aparecem sempre nos grandes vestibulares, aponta Roberto Jamal, professor do Anglo em São Paulo. "Essa é a tendência da matemática: mostrar a aplicação em problemas práticos", diz.

A pedido do UOL Vestibular, professores de cursinhos preparatórios e de escola do ensino médio sintetizaram os assuntos mais recorrentes nos grandes processos seletivos nos tópicos a seguir.

1) Função: "Todo ano a Fuvest traz um gráfico de função do segundo grau", diz Corrêa. "É importante que o aluno saiba obter os zeros da função e o valor máximo ou o valor mínimo dela", explica Jamal.

2) Porcentagem: "É comum cair problemas envolvendo situações práticas para o aluno fazer cálculos de porcentagem. Isso pode aparecer associado a equações de primeiro grau", diz Jamal. Corrêa explica que para resolver esse tipo de problema é preciso apenas entender o conceito básico de porcentagem e prestar a atenção na interpretação de texto.

3) Logaritmo: esse tópico costuma aparecer em problemas envolvendo, por exemplo, cálculo populacional. "No enunciado costuma ser dado o log do número em questão", diz. A dica ao vestibulando é entender a definição e as propriedades de logaritmo.

4) Triângulos: "Situações que pedem o cálculo de um determinado comprimento, como a largura de um rio, por exemplo, aparecem para serem resolvidas através de semelhança de triângulos, teorema de Pitágoras ou teorema dos cossenos", explica Jamal.

5) PA e PG: Seqüências numérica foi um ponto que esteve presente nos últimos quatro anos no vestibular da Fuvest, conta o professor Corrêa. É importante saber a soma dos termos de uma progressão aritmética e dos infinitos termos de uma progressão geométrica.

6) Cálculo de área: problemas de geometria plana que envolvem cálculo de área das figuras são comuns. Mais uma vez, os especialistas apontam a preferência pelo triângulo: "quando se conhece dois lados de um triângulo e o ângulo formado entre eles, o melhor jeito de resolver é através da fórmula: ½.bc.sen A (multiplicação dos dois lados conhecidos pelo seno do ângulo, divididos por dois)", indica Jamal.

7) Sólidos geométricos: "Paralelepípedo e cilindro costumam cair nas provas", diz Jamal. A dica do professor para o candidato é estudar a relação das dimensões da figura geométrica com as raízes de uma equação polinomial. Corrêa acredita que o vestibulando deva ficar de olho também nos prismas e pirâmides.

8) Análise combinatória e probabilidade: "Esse é um assunto meio ingrato, mas costuma aparecer nos exames", diz Corrêa. Para Jamal, a dica é focar no princípio fundamental de contagem, problemas de combinação e no produto das probabilidades de dois eventos independentes.

9) Lei dos senos e lei dos cossenos: "O importante aqui é saber as fórmulas [dos senos e dos cossenos] e suas devidas aplicações", diz Corrêa.

10) Retas e circunferências: "Ênfase na tangência da reta com a circunferência, em que se usa a fórmula da distância de ponto a reta", diz Jamal.

8 temas essenciais de história
Por: Mariana Tramontina

O ano de 2008 para quem vai fazer vestibular é um verdadeiro apanhado de temas históricos. As chamadas "datas redondas" relembram uma porção de fatos que ocorreram no Brasil e no mundo há exatos 200, 100, 40 ou 20 anos. São assuntos que prometem marcar presença nas provas de história.

"A imprensa dá subsídio para o aluno com os cadernos especiais sobre esses grandes temas, como a chegada da Família Real ao Brasil ou os 20 anos da Constituição brasileira. Estas datas estão no calor da discussão", diz Leandro Burgallo Paim, do colégio Vértice, de São Paulo.

Segundo o professor, uma prova bem feita pode se apoiar no seguinte tripé: capacidade do aluno de relacionar temas históricos entre si, de entender o vínculo da história com a atualidade e de conhecer as datas comemorativas.

"Os vestibulares estão enxugando o número de questões e a tendência é ser mais conciso. Há uma necessidade de que o aluno saiba relacionar mais temas dentro uma mesma questão", explica Paim. Um exemplo é comparar as atuais eleições americanas e o candidato negro Barack Obama com o cenário de lutas pelos direitos civis de 68, passando pela guerra de Secessão a Martin Luther King.

Renan Garcia Miranda, professor do curso Anglo, também de São Paulo, privilegia os temas clássicos. "É importante dar ênfase na transição da idade moderna para a contemporânea. Nessa hora, o examinador separa o joio do trigo e tem as respostas para selecionar um estudante que realmente entendeu a disciplina".

A pedido do UOL Vestibular os professores listaram os temas essenciais para quem quer fazer uma boa prova de história. Eles ressaltam que, a partir dessas sugestões, o aluno pode pensar outras possibilidades de estudo. "É um estímulo a novas listas individuais porque estamos dando um palpite em cima do que já conhecemos de outros vestibulares", diz Paim.

1) Datas comemorativas: o momento é propício para abordar questões como a chegada da Família Real ao Brasil em 1808, o centenário da imigração japonesa no país, as transformações políticas e comportamentais de 1968, a promulgação da Constituição de 1988 e os 120 anos da lei Áurea.

2) Guerra Fria: a colonização e descolonização da África podem vir relacionadas a temas como neocolonialismo, resistência e independência. "Cabem questões sobre desigualdade social e a crise econômica para discutir a situação dos emergentes", indica Paim.

3) Movimentos revolucionários populares: a chamada "primavera dos povos" foi o conjunto de revoluções na Europa central e oriental que começou em 1848. A partir daí se tem uma reorganização dos Estados europeus, levando em conta os movimentos capitalistas. "O cenário histórico em que isso aconteceu é importante e envolve o socialismo e liberalismo", lembra o professor do Vértice.

4) Movimentos sociais no Brasil: um desdobramento que poderia sugerir a partir desse tema são as reformas urbanas no Rio de Janeiro no início do século 20. "As elites brasileiras na primeira República incorporaram o discurso moderno europeu. Havia um esforço dessa elite em fazer do Brasil um país europeu, mas significava afastar da cidade as camadas populares, que vão agir fazendo as revoltas", resume Paim.

5) Ditadura militar: neste item cabe abordar a época de repressão, desigualdades sociais durante o regime e a promulgação do AI-5 (Ato Institucional nº 5), em dezembro de 1968. O "milagre brasileiro" também deve ser lembrado, a partir do crescimento econômico na época.

6) Reforma agrária no Brasil: o tema parece fazer mais sentido em geografia, mas aqui pode-se falar da lei de terras e das sesmarias, da Guerra de Canudos, da Guerra do Contestado e do MST (Movimento dos Sem-Terra). O tema traça um panorama do Brasil através da questão agrária.

7) Transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea: os temas clássicos entram neste item. "Aqui envolve Revolução Francesa, Revolução Industrial, Iluminismo e independência dos Estados Unidos. É bom ficar atento a este período", indica Miranda.

8) Grande Depressão: a atual crise financeira nos Estados Unidos remete a um outro período da história - a crise de 1929. Para Miranda, esse tema tem um valor extraordinário este ano. "Tem valor pela referência na mídia. As comparações entre os dois períodos aumenta a chance do examinador pensar na Grande Depressão".
Por: vestibular uol

Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/articles/5356/1/Revisao---Guia-de-estudos-para-o-vestibular/Paacutegina1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário