Não precisa dizer... Por causa da reprovação você está triste, arrasado em razão de não ter obtido êxito no vestibular. Alguns até acham que a vida acabou. Tem até castigo, ver “todo mundo” na faculdade e você no cursinho de novo.

Você pensa até em desistir de tudo e viajar pra outro lugar distante. Isso tudo, com certeza ou é frescura ou imaturidade. Lembre-se: o vestibular não é o único caminho para a sua realização profissional.
Vamos lá, força de vontade, pois a vida continua. Essa não será a primeira, segunda, terceira ou última derrota de sua vida. Muitos fracassos, infelizmente, acontecerão em nossa jornada por mais que lutemos ou evitemos. Você não está no grupo dos fracos, aqueles que desistem no primeiro passo, ao primeiro sinal de dificuldade. A família e amigos estão decepcionados?

Pergunte a eles se nunca tiveram derrotas. Você estudou, dedicou-se e deu o melhor de si? Então, eles notarão o seu esforço. Não é consolo, mas às vezes derrotas nos fortalecem ou podem indicar novos caminhos para nossas vidas. Por exemplo: talvez em vez de medicina você tenha aptidões notáveis para veterinária ou música.
Bem, pra todo novo recomeço após derrotas, é necessário descobrirmos quais foram as falhas, que podem ter causas múltiplas ou ser decorrente apenas do simples desleixo nos estudos. Agora iremos estabelecer nova programação.

Pra iniciar, anote quais foram todas as suas notas ou falhas nas matérias e estabeleça vencer os seus pontos fracos. Peça ajuda aos professores! Como você vai se preparar? Cursinhos, isoladas, em grupo... O que importa, creio, uma vez que você já conhece como é o vestibular, é você ter disciplina e determinação nos estudos.
Estudar, esse é o lema conjugado a uma força de vontade de realizar suas conquistas. A primeira questão é o planejamento. É muito importante o vestibulando planejar o seu dia-a-dia e fazer uma divisão de disciplinas
por horários. Uma boa dica é fazer simulados desde o começo, para ir se habituando ao ritmo do vestibular e começar a estudar de modo semelhante ao que você estava nas vésperas das provas.
Não recomece com passadas de caracol e do início, pois você já galgou alguns degraus do vestibular e tem lá no seu hipocampo, área cerebral da memória, conhecimentos dos anos anteriores! Como veterano você deve se antecipar aos professores e concorrentes naqueles assuntos de vésperas que foram vistos de forma fugaz e que, portanto, não domina.
Determinação e longas horas de estudos associado a renúncias (farras, namoros, família, Porto de Galinhas, olimpíadas, novelas e outras atividades) serão pontos imprescindíveis. Lazer é importante, porém as diversões devem ser abolidas, quase que totalmente (Não é exagero!).

Alguns eventos como aniversários de pessoas queridas, casamentos ou épocas (carnaval, Páscoa, São João e algumas viagens) não poderão ser evitados. Isso é normal. Lembro que você não deve se castigar por fracassos, apenas deve ter foco e disciplina nos estudos. Nas épocas festivas se antecipe na sua agenda a fim de cumprir suas metas. Claro, ritmo intenso de dedicação tem que ser associado a momentos de descanso.
Então vamos lá! Viver para estudar e estudar para viver! Essa é uma hora de renúncias e pra tudo haverá um tempo devido. A vitória tem um preço e ser universitário não é diferente. O importante é ser aprovado, “arrancar os seus pêlos”, ainda que tarde, pra entrar numa boa faculdade. Seus amigos serão os livros e no lugar de conversas e fofocas com coleguinhas trate de só estudar.

Mas será mais um ano parasitando os seus pais? Não, pois mostrarás com atitudes o investimento deles. Assim, muita leitura, resolução de provas e atenção às aulas para garantir o seu êxito.  Você verá que um ano passa rapidinho e vai valer a pena. Fato: o número de horas na frente dos livros vai fazer a diferença.