Rádio Extraclassse Kolping

sábado, 2 de abril de 2011

QUAL A DIFERENÇA ENTRE FISSÃO E FUSÃO NUCLEAR?

Fissão

Trata-se de uma reação em que o núcleo atômico de um elemento é “bombardeado” por um nêutron.  Com o choque, são liberados dois ou três nêutrons e energia na forma de calor. Alguns desses nêutrons chocam com novos núcleos, que liberam outros nêutrons e mais calor. É por isso que a fissão é um processo de reação em cadeia.



Numa usina nuclear, os nêutrons “bombardeiam” o urânio, que, por liberar grande quantidade de energia, é chamado radioativo. A reação em cadeia nas usinas, no entanto, é controlada. A chamada bomba A (bomba atômica, como as que foram lançadas em Hiroshima e Nagasaki, em 1945, durante a 2ª Guerra Mundial) também é feita a partir do processo de fissão, mas sem controle. O resultado é o efeito devastador deste tipo de bomba.

Fusão

A fusão é um processo diferente. Nele, dois ou mais núcleos atômicos de um mesmo elemento se fundem, formando outro elemento e liberando energia. Esse é o processo que ocorre em estrelas como o sol - onde há a união de núcleos de hidrogênio para formar o elemento químico hélio. Para ocorrer, a fusão precisa de muita energia, mas durante o processo libera ainda mais calor. A alta temperatura do sol faz com que a fusão ocorra de forma contínua. A fusão, por incrível que pareça, tem a capacidade de liberar uma quantidade de energia muito maior do que a fissão.


Em 1952, foi feito, pelos Estados Unidos, o primeiro experimento com bomba de hidrogênio (bomba H), produzida a partir da fusão de núcleos de hidrogênio. A bomba H liberou cerca de mil vezes mais energia do que a bomba lançada em Hiroshima, feita por meio de fissão.








Nenhum comentário:

Postar um comentário