Rádio Extraclassse Kolping

sábado, 16 de abril de 2011

MEC estuda dar tempo para aluno conferir prova do Enem e quer "confiscar" celular

O MEC (Ministério da Educação) estuda mudanças nos procedimentos nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano. O UOL Educação apurou que os alunos terão um tempo determinado, antes do início do exame, para verificar se há erros nos cadernos de prova. Além disso, os celulares serão “confiscados” e não poderão ficar com os estudantes.



No ano passado, houve problemas em cadernos amarelos da prova, que vieram com questões faltantes e/ou repetidas. É por isso que os alunos deverão ter um tempo neste ano para verificar e pedir a troca do caderno caso haja problema antes mesmo de começar o exame. Se o estudante não avisar, não poderá reclamar posteriormente.
O “confisco” do celular visa evitar problemas como os de 2010, no qual um repórter do Jornal do Comércio, de Pernambuco, vazou o tema da redação por mensagem de texto. Os aparelhos, estuda o MEC, deverão ser devolvidos no final da prova.

Número de exames

Somente em 2012 haverá duas edições do Enem. Neste ano, como adiantou oUOL Educação, será feito somente um exame, em outubro ou novembro. Segundo o ministro Fernando Haddad, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) vai divulgar “brevemente” a data.
A realização de duas provas por ano havia sido apontada pelo ministro Fernando Haddad como uma maneira de reduzir os seguidos problemas que o Enem vem enfrentando. O MEC cogitava a possibilidade de aplicar os dois exames já em 2011. A licitação com a gráfica que imprime o Enem permitia que isso acontecesse agora -já que o contrato foi assinado para a realização de duas provas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário