Rádio Extraclassse Kolping

sábado, 16 de abril de 2011

Vírus humano associado à morte de gorilas em perigo

Doença viral tipicamente humana foi transmitida aos gorilas-das-montanhas, seriamente ameaçados de extinção
 
Foto via Wikimedia Commons
Por John Platt

Séculos atrás, gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei beringei) viviam isolados e raramente eram observados por seres humanos. Atualmente, esses grandes presença humana em Ruanda, Uganda e na República Democrática do Congo. Paralelamente, o ecoturismo gera fundos necessários para a preservação da espécie.

As espécies em risco de extinção, no geral, estão submetidas a várias ameaças, como invasões de seu hábitat, caça, e recentemente, doenças humanas.

Segundo um estudo publicado no Emerging Infectious Diseases, o índice de doenças respiratórias aumentou muito nas populações desses símios. As doenças estão cada vez mais frequentes e mais agressivas, e já são a segunda maior causa de óbitos entre esses gorilas.

Pela primeira vez, pesquisadores provaram que doenças respiratórias humanas podem ser transmitidas a esses animais. O estudo iniciou após uma epidemia em um grupo de gorilas em Ruanda. Doze animais foram infectados, apresentando sintomas como tosse, coriza e letargia. O Mountain Gorilla Veterinary Project tratou os primatas com antibióticos, mas infelizmente dois gorilas ─ uma fêmea adulta e um macho de apenas três dias ─ morreram em decorrência da infecção. A fêmea, mãe do bebê recém nascido, teve sua infecção tratada remotamente com uso de dardos com medicação.

Analise do tecido dos animais mortos possibilitou saber que a causa foi um tipo de vírus conhecido como Metapneumovírus (MPV).

Em um pronunciamento, um dos autores do estudo evidenciou a real periculosidade da situação para essa espécie: “Restam menos de 800 gorilas-das-montanhas e esses símios da reserva são fundamentais para a sobrevivência de toda a espécie”, alerta Mike Cranfield, diretor executivo do Mountain Gorilla Veterinary Project, e veterinário da vida selvagem, daUniversity of Califórnia, em Davis. “Os gorilas-das-montanhas estão cercados pelos humanos, e essa pesquisa mostra que viver em parques protegidos não os protege suficientemente”.


Fonte:
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/virus_humano_associado_a_morte_de_gorilas_em_perigo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário