Rádio Extraclassse Kolping

sábado, 28 de maio de 2011

DICAS PARA SE SAIR BEM NO VESTIBULAR


Dicas para se sair bem no vestibular
. Tranquilidade e uma boa base de estudos são fundamentais para qualquer um fazer a tão temida prova. Mas como ficar tranquilo e bem preparado? Confira nossas dicas:
- O ideal é estudar desde o início do ano, todos os dias, sem grandes exageros, mas com disciplina. Recomenda-se que se estude no máximo quatro horas por dia além do tempo que se passa em sala de aula. Não se deve deixar para estudar em excesso apenas no fim do ano, quando já se está cansado e é mais difícil assimilar o conteúdo.
- Não fique preocupado em decorar um milhão de fórmulas. O importante é estudar e ficar antenado com o mundo. Para isso, aproveite os veículos de comunicação que estão à sua volta. Leia revistas, jornais e faça pesquisas na internet.
- Elabore um plano de estudos que tenha a ver com o seu ritmo e seus horários mais proveitosos. A manhã é um horário indicado para estudar porque você estará descansado após uma boa noite de sono e assimilará bem o conteúdo. No entanto, sabemos que cada um tem seu relógio biológico e, portanto, um horário em que o estudo rende mais.
- Em seu horário de estudos, concentre-se. Não faça tudo ao mesmo tempo, como comer, ouvir música e ler. Apenas leia, faça resumos e resolva exercícios (principalmente nas disciplinas de física, química e matemática). É importante corrigir os exercícios depois de resolvê-los. Reproduzir a matéria com as próprias palavras é uma boa tática. Isso provavelmente ajudará você a interpretar e a fazer uma leitura crítica dos textos.
- Não pense em decorar, mas em entender o conteúdo. Se você tem dúvidas, consulte um colega ou um professor.
- Reserve um caderno apenas para anotar resumos e observações. Mantenha seus livros e apostilas organizados para que qualquer consulta seja rápida, de fácil acesso.
- É importante ter um bom preparo psicológico para não ficar nervoso na hora da prova. Para isso, tenha em mente que o curso que você escolheu não precisa ser definitivo. Se você não gostar, pode trocá-lo. Também se lembre de que todos que prestam vestibular estão na mesma situação que você. Medo e ansiedade são sentimentos normais em quem está se preparando para o vestibular.
- Durma e se alimente bem, de preferência em horários definidos. Evite consumir bebidas energéticas, pois já é comprovado que, em grandes quantidades, elas podem fazer mal ao organismo. Não abuse do café. Há pessoas que acabam perdendo o sono devido à ingestão de muita cafeína, e uma boa noite de sono é fundamental para o vestibulando.
- Programe um tempo para estudar e fique bastante atento às aulas, mas também reserve horários para se divertir. Não tire férias de suas relações afetivas. Nas horas de folga, procure fazer atividades tranquilas, que não deixem você mais cansado.
- Alternar um hábito de estudos com a prática de exercícios ajuda na concentração, na postura e no bem-estar de quem está se preparando para o exame. Por isso, o tempo dedicado aos livros deve ser intercalado com atividades físicas. A regularidade do exercício também auxilia na redução do estresse "ruim", aquele que chega a prejudicar o desempenho da pessoa, além de trazer mais disposição, seja para uma leitura, seja na hora de fazer a prova. É importante ressaltar, no entanto, que não adianta se dedicar a algo que não traga satisfação. Se o vestibulando não gosta de musculação, por exemplo, deve riscar essa atividade da agenda. A ideia é juntar prazer e exercício, e para isso há inúmeras opções, como caminhada, bicicleta, natação, dança, entre outros.
- Na hora da prova, evite comer doces e frituras. Prefira levar alimentos leves e em pequena quantidade. Inicie a prova por aquele conteúdo que você conhece bem. Evite perder tempo com questões que você julga difíceis – deixe-as para o final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário