Rádio Extraclassse Kolping

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Aprenda a estudar


Saberão todos os alunos estudar? A Escola ensina os alunos a estudar fornecendo-lhes informação sobre métodos e técnicas de estudo? Pensamos que não. Queremos ajudar para que mude essa situação!

Esta página tem como objetivo reunir dados sobre esta questão, de forma simples e despretensiosa. Pretendemos que a página venha a ser constantemente enriquecida. Para isso, estamos abertos às vossas idéias e ao material que nos queiram enviar.

Atitude face às aulas

O insucesso escolar é fortemente afetado pela forma como o aluno permanece na aula, isto é, a sua atitude em termos de expectativa e a maneira como reage aos acontecimentos. Devemos ter em atenção os seguintes aspectos essenciais:

Atitude positiva

Acreditar que o estudo dos assuntos das diversas disciplinas contribui para o desenvolvimento das nossas capacidades em geral.

Ter autoconfiança, pois um desempenho médio está ao alcance de qualquer aluno.

Espírito de trabalho

A quebra de atenção devido a sucessivos acontecimentos perturbadores diminui bastante a eficácia do nosso trabalho.

Evitar brincadeiras, conversas ou a concentração em assuntos diferentes dos que estão a ser estudados.

Espírito crítico

Não basta olhar para ver, não basta ouvir para escutar.

A compreensão dos assuntos implica uma permanente atitude crítica sobre aquilo que se ouve ou vê.

Esta atitude crítica exerce-se relacionando aquilo que está a ser estudado com aquilo que já conhecemos e com as opiniões que temos sobre o assunto.

Usamos este espírito crítico para descobrir aquilo que é (ou parece ser) o essencial dos assuntos estudados, as idéias principais, o "sumo da questão".

Uma boa forma de espevitar o espírito crítico é, de vez em quando, estudar um assunto antes de ele ser abordado pelo professor na aula.

Fazer bons apontamentos

É fundamental fazer apontamentos a partir das explicações do professor. Provérbio chinês: a tinta mais pálida é melhor que a memória mais fiel.

O interesse dos apontamentos reside na possibilidade de revermos e reconstruirmos mais tarde o estudo que foi feito na aula.

Porém, fazer bons apontamentos não significa registrar sistematicamente tudo o que é dito ou mostrado pelo professor.

Pelo contrário, um primeiro passo para o sucesso é registrar apenas aquilo que o nosso espírito crítico classifica como essencial para ser revisto mais tarde.

Os apontamentos não devem resumir-se a texto. Por vezes um esquema imaginado no momento por nós é mais expressivo que trinta palavras.

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autor do livro Aprender a Estudar:

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Fonte: http://www.vestibular1.com.br/

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