Rádio Extraclassse Kolping

sábado, 14 de agosto de 2010

Física é pop

Um blogue que parte do cotidiano para falar da teoria, e não o contrário. No Estúdio CH, o físico Dulcidio Braz Júnior conta de sua motivação para criar a premiada página ‘Física na veia’ e ressalta a importância de blogues para a divulgação científica.

O físico Dulcidio Braz Jr. é professor da disciplina no Colégio Anglo
São João, em São João da Boa Vista (imagem: Thiago Camelo).

Dulcidio Braz Jr.O blogue Física na veia foi eleito pelo prêmio internacional The BOBs – Best of Blogs, da empresa de comunicação alemã Deutsche Welle, como o melhor blogue em língua portuguesa do período 2009-2010.

De São João da Boa Vista, seu criador, o professor de física Dulcidio Braz Júnior, procura explicar por quê: “O júri acabou se encantando com a ideia de tornar a física algo acessível às pessoas de uma maneira geral, sejam elas estudantes ou não.”

Em entrevista ao repórter Fred Furtado, Braz conta que é esta a filosofia por trás do blogue. Lá, procura apresentar as teorias da física de forma contextualizada, “sempre atrelada ao cotidiano”. Um post pode ser inspirado por uma partida de futebol ou notícias do dia a dia.

Na semana passada, por exemplo, uma foto de um peixe arqueiro lançando um jato de água para derrubar um inseto inspirou um texto sobre ótica e o desvio da luz na superfície da água (publicado dia 02/08/2010).

“Quem tem algo para dizer em ciência e não utiliza blogues está ficando para trás”

O blogue nasceu da vontade de falar da física do século 20 a estudantes do ensino médio e do início do ensino superior. A missão foi ao ar em 2004, já ampliando o leque para outras áreas da física.

Exigiu paciência: no início, não era raro haver apenas uma pessoa on-line – o próprio Braz. Com o tempo, o físico conquistou leitores cativos, passou para o portal da UOL e chegou ao pico de sete mil acessos simultâneos.

Hoje, Braz está convencido da importância do uso de blogues para divulgação científica. Para ele, estamos diante de uma grande revolução na maneira de trocar informações, e a ciência não pode ficar de fora: “Quem tem algo para dizer em ciência e não utiliza blogues está ficando para trás”, avisa.


Clique na imagem abaixo para download da entrevista completa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário