Rádio Extraclassse Kolping

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Bullying nas escolas - e nas questões do vestibular




Você sabe o que é bullying? Pois é, existe uma boa chance de isso estar acontecendo, sem que você conheça a palavra - e, pior, sequer desconfie que ocorra. Bullying é o termo em inglês para os atos de violência física e/ou psicológica de uma pessoa ou de um grupo, que vêm sendo praticados nas escolas do país.

O bullying – e também o cyberbullying – é cada vez mais comum no mundo inteiro. “Nas escolas particulares, em especial, os casos tendem a ser abafados, uma vez que eles podem representar um aspecto negativo na boa imagem da instituição privada de ensino”, disse a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva à revista Época. Ela lançou em maio o livro Bullying – Mentes Perigosas nas Escolas.

O bullying certamente não é a única forma de expressão da maldade infanto-juvenil, mas sem dúvida alguma é a manifestação mais habitual do comportamento sombrio das crianças e adolescentes. E isso é fácil de entender, uma vez que o bullying qualifica os comportamentos violentos praticados entre estudantes que ocorrem no âmbito escolar.


É preciso ficar atento ao assunto. Várias reportagens sobre o assunto vêm sendo publicadas desde o começo do ano. Um dos motivos é o esforço do governo federal de combater essa prática nas escolas. Se você acabou de sair do ensino médio, deve lembrar de algum colega que tenha passado por algum tipo de preconceito tanto entre colegas quanto da própria instituição.

Um assunto como esse, por se tratar de um tema bastante próximo à realidade de quem tenta ingressar na universidade, pode ser um bom tema para as questões de interpretação de texto. Quer ver um exemplo? Os avaliadores podem colocar uma reportagem ou algum conto que narre uma história de opressão na escola, como ocorre em livros como o O Ateneu, de Raul Pompeia, e perguntar qual a relação dos personagens com a prática.

Então, caros, não esqueçam de relacionar fatos com conteúdo.

Fonte: http://www.vestibular.com.br/mostraatualidade.php?cod=2111&cat=4

Nenhum comentário:

Postar um comentário