Rádio Extraclassse Kolping

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Questões interdisciplinares estão com tudo nos Vestibulares


As questões interdisciplinares são a nova moda dos grandes Vestibulares do Brasil. Muitas universidades têm adotado essa modalidade que mistura mais de um assunto em um mesmo quesito. Sendo assim elas não precisam ser fonte de receio para os candidatos, orientam alguns professores de cursinhos pré-vestibular.

Segundo o professor Edmilson Motta o estudante deve confiar no que estudou. “A questão vai cobrar um assunto que ele conhece, mas com uma roupagem diferente. É só ler com bastante atenção para identificar o que está sendo pedido”, afirma.

Já professora Vera Lúcia também deixa sua dica para questões que seguem este modelo. “É preciso identificar exatamente o que pede a questão e responder se baseando nas informações do enunciado”, diz.

Para ajudar nossos vestibulandos listamos algumas informações que podem ser valiosas no momento de responder as questões interdisciplinares. Veja:

- Esse tipo de questão pode aparecer de duas formas: o mais comum é quando o enunciado contextualiza uma situação ligada a uma disciplina, mas a pergunta pede algo relacionado a outra matéria.

- Outro tipo é quando a questão traz dois itens, como a) e b), para o candidato responder: o primeiro é referente a uma disciplina e o segundo, a outra diferente.

- O meio ambiente é um exemplo de tema que pode ser abordado em questões interdisciplinares. Uma parte da pergunta trata de biologia e a outra, de química ou geografia.

- Caso seja apresentada uma situação nova, não se assuste com a questão. Tente analisar qual é o conceito cobrado e confie no que sabe.

- Leia com atenção o enunciado, pois pode dar pistas para a solução da questão.

- Responda exatamente o que for pedido na questão, como citar, exemplificar, justificar e demonstrar.

- Se a questão tiver um item para cada disciplina, mas o candidato não souber a resposta de todos, tente deixar ao menos a resolução da matéria que tiver conhecimento. Assim, poderá garantir alguns pontos.

- Caso tenha dificuldade em alguma questão, pule e continue resolvendo o restante para não perder tempo. Depois, volte para resolver as que ficaram pendentes.

Informações: Globo

Fonte:http://www.vestibular.com.br/mostradica.php?cod=34

Nenhum comentário:

Postar um comentário