Rádio Extraclassse Kolping

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Genoma sob medida


Bactérias da espécie 'Mycoplasma mycoides', controladas por um genoma sintetizado em laboratório, observadas ao microscópio eletrônico (foto: Science/AAAS).



No Estúdio CH, o bioquímico Franklin Rumjanek analisa a obtenção das primeiras bactérias controladas por um genoma sintético. A equipe de Craig Venter de fato criou vida artificial, como se anunciou com alarde? Quais as implicações deste feito?


Em entrevista ao repórter Fred Furtado, Rumjanek recomenda cautela ao se analisar o feito da equipe de Venter, dos Estados Unidos. “Os cientistas estão longe de ter criado vida artificial”, esclarece o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e colunista da revista Ciência Hoje.

“O que eles fizeram foi uma extensão de técnicas que já existiam – introduzir genes estranhos em determinados cromossomos e transplantar esse cromossomo para um determinado vetor”, explica o bioquímico.

“Isso introduz uma série de inovações, mas vida, mesmo, é algo bem mais complexo do que só o DNA”

A grande novidade, segundo ele, foi fazer o cromossomo de maneira sintética. “Isso obviamente introduz uma série de inovações, mas vida, mesmo, é algo bem mais complexo do que só o DNA”, diz Rumjanek.

Essa ponderação não tira o mérito da equipe de Venter. Na entrevista para o nosso podcast, Franklin Rumjanek discute ainda as possíveis aplicações dessa nova tecnologia, como a criação de microrganismos que sintetizem proteínas específicas e as perspectivas que ela abre para a terapia gênica.

O bioquímico destaca ainda os questionamentos éticos levantados por essa pesquisa e a perspectiva de laboratórios brasileiros de trabalharem com a tecnologia desenvolvida pelo grupo de Venter.

Clique abaixo para ouvir a entrevista completa.

http://cienciahoje.uol.com.br/podcasts/O%20genoma%20sintetico.mp3/view
Tamanho: 5.9 MB
Tipo de arquivo: MPEG-1 Audio Layer 3 (audio/mpeg)
Bit rate: 64 Kbps
Frequência 44 Khz
Duração da faixa: 12:55 (mm:ss)

Fonte: Revista CIÊNCIA HOJE online
http://cienciahoje.uol.com.br/podcasts/O%20genoma%20sintetico.mp3/view

Nenhum comentário:

Postar um comentário